Restituição IR 2018: você sabe todos os procedimentos?

Confira aqui tudo sobre a Restituição IR 2018, datas de pagamento, consulta, como funciona e muito mais!

Uma grande fatia dos Brasileiros é obrigada a pagar imposto de renda, uma taxa anual que é correlacionada com os seus ganhos durante o ano em questão.

Juntamente com a declaração dos seus ganhos e o pagamento desse imposto, existe também o envio de uma série de documentações para o abatimento de diversos valores desse imposto.

Da diferença entre o que foi pago no IR 2018 e o que realmente deveria ser recolhido, temos a chamada restituição IR 2018.

Veja mais:

Essa devolução de valores é um dos momentos mais esperados dos Brasileiros que fazem o pagamento adequado de suas taxas e impostos e para te ajudar com o procedimento dessa restituição, fizemos um guia completo para que você entenda como a restituição ocorre, quais são os prazos e outros detalhes.

Como funcionará a Restituição IR 2018?

A restituição IR 2018 é um processo de compensação feito quando o cidadão paga mais pelo seu imposto de renda do que o apropriado para seus ganhos. Isso acaba acontecendo em duas situações principais:

  • Funcionários que tem desconto de IR na fonte, mas que não ganham o suficiente para serem taxados
  • Pessoas que pagaram seu imposto de renda na íntegra, mas têm comprovação de despesas que devem ser abatidas do valor total, como pensão alimentícia, dependentes, gastos com saúde, educação, doações e outros mais.

Os descontos são verificados pela equipe da receita federal, a fim de evitar fraudes, e caso sejam confirmados, esses valores são devolvidos para os contribuintes.

Restituição IR 2018

Essa devolução é feita em lotes, que tem relação com a ordem de entrega da declaração, ou seja, quem entregou a declaração primeiro.

É importante deixar claro que o primeiro lote de restituição IR 2018 é todo específico para pessoas com prioridade no recebimento desses valores (idosos, pessoas com doenças graves e outros beneficiários presentes em lei), sendo que as declarações do restante da população são atendidas a partir do segundo lote.

Como Foi o calendário 2017 e como isso pode afetar a restituição IR 2018?

Com a restituição do IR 2017, o calendário começou em junho, estendendo os pagamentos até dezembro. Dessa forma, acredita-se que o calendário da restituição IR 2018 vai seguir o mesmo padrão.

É indispensável considerar que as datas afirmadas nos calendários são da entrega dos valores da receita Federal aos bancos, que podem demorar um pouco para repassar os valores às contas de seus correntistas.

Outra questão importantíssima a ser levada em consideração nestes casos é que os valores são corrigidos em um cálculo da Taxa SELIC + 1% ao mês. Ou seja, os valores vão passar pouco de 1% ao mês, dependendo do lote no qual seus valores ficaram disponíveis na Receita.

Calendário de pagamento da Restituição IR 2018

Confira o lote e a respectiva data de pagamento.

Cronograma dos Lotes de Restituição
Lote Data
Remuneração
Selic
Declarações
transmitidas até
15/06/2018 Não informada Prioridades
16/07/2018 Não informada
15/08/2018 Não informada
17/09/2018 Não informada
15/10/2018 Não informada
16/11/2018 Não informada
17/12/2018 Não informada

Quais são as principais dificuldades para receber a restituição IR 2018?

Na maioria das vezes as dificuldades de recebimento da restituição estão relacionadas com dados bancários incorretos, seguidos de problemas na rede bancária e pequenos problemas documentais na Receita Federal.

Além disso, existem problemas quando a pessoa é menor de idade, quando ela está para sair em definitivo do Brasil e quando para contribuinte falecido. Nestes casos, é importante checar diretamente na receita Federal qual o procedimento adequado para a retirada da restituição IR 2018.

Não perca! Vamos trazer ainda mais informações sobre os procedimentos de imposto de renda, restituições e similares no nosso blog!

Restituição IR 2018: você sabe todos os procedimentos?
5 (100%) 1 vote
No Responses to “Restituição IR 2018: você sabe todos os procedimentos?”

Leave a Reply