Calendário Restituição IR 2018: Saiba todas as datas e entenda como funciona

O calendário restituição IR 2018 é extremamente interessante para aquelas pessoas que estão esperando a sua restituição de valores cobrados em excesso no imposto de renda.

Confira aqui todas as datas de pagamento de sua restituição. Veja abaixo o Calendário Restituição IR 2018.

Restituição IRPF

Sendo um dos únicos momentos em que o governo devolve valores de forma direta para o contribuinte, este calendário se torna uma informação de grande utilidade para que você possa se organizar em relação à como investir esses valores.

Vamos explicar de forma mais detalhada como funciona o calendário restituição IR 2018, quais são as vantagens e preferências que ele oferece de acordo com a lei e como você pode se manter atento aos prazos dele.

calendário restituição IR 2018

Como funciona o calendário restituição IR 2018 e porque é importante verificar as datas?

O calendário restituição IR 2018 é uma forma de se referir à tabela de restituição do IR, ou seja, ambas as expressões são, basicamente, a mesma coisa.

Esse calendário ou tabela possui as datas de envio dos lotes da receita federal para os bancos, que não é a mesma operação do recebimento dos lotes e o depósito na conta dos correntistas.

Sendo assim, é importante entender que o calendário restituição IR 2018 é, na verdade, uma aproximação de quando você terá acesso a esses valores.

O prazo de liberação desses lotes nas contas dos correntistas varia de banco para banco, e vale um questionamento com o seu gerente sobre a questão.

Calendário restituição IR 2018

O calendário em si funciona por lotes. O primeiro lote é um lote especial, que restitui os valores de imposto de renda de todas as pessoas que tem prioridade garantida por lei, como idosos e pessoas com doenças muito graves.

No total são 7 lotes, o primeiro começa a ser pago em junho e o ultimo em dezembro.

Depois do primeiro lote, o calendário restituição IR 2018 assume uma ordem relacionada com a entrega da declaração do imposto de renda, por isso mesmo recomendamos que você faça  e entregue a sua declaração do imposto de renda o quanto antes, para acelerar o processo de restituição.

Confira as datas de pagamento da Restituição IR 2018

  • 1º lote: 15 de junho
  • 2º lote: 16 de julho
  • 3º lote: 15 de agosto
  • 4º lote: 17 de setembro
  • 5º lote: 15 de outubro
  • 6º lote: 16 de novembro
  • 7º lote: 17 de dezembro

Idosos com mais de 60 anos, portadores de deficiência física, mental ou doença grave e contribuintes que enviam a declaração no início do prazo têm prioridade de pagamento nos primeiros lotes.

Restituição x Taxa Selic

Um detalhe que muitas pessoas deixam de se lembrar é que os valores são restituídos com acréscimo da Taxa Selic + 1%. Ou seja, mesmo que você receba seus valores mais tarde, você vai receber um pequeno percentual a mais do que foi pago a mais no seu imposto de renda.

Como consultar o calendário restituição IR 2018 e ter certeza da sua restituição?

As informações mais específicas sobre as suas restituições do imposto de renda podem ser conseguidas diretamente no site da Receita Federal.

Além de consultar o calendário em si, você pode confirmar o status do seu envio e ainda verificar outras informações relacionadas, como a conta onde a restituição deve ser depositada.

Consultar pelo aplicativo

Outra forma mais eficiente ainda de se manter atualizado sobre o envio da sua restituição do imposto de renda para o seu banco é por meio do app Pessoa física, que te mandará uma mensagem sobre o envio por meio do celular.

Consultar pelo E-cac

Outras informações podem ser conseguidas pelo atendimento virtual da Receita (E-CAC), que você pode ter usado para enviar a sua declaração, se o fez pela internet.

Conclusão

Lembrando que a data de envio e o depósito na sua conta, além de não ser mais responsabilidade da Receita Federal, também marca o encerramento dos acréscimos que seus valores vão ter.

Calendário Restituição IR 2018: Saiba todas as datas e entenda como funciona
3.5 (70%) 2 votes

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .