O calendário restituição IR 2019 é extremamente interessante para aquelas pessoas que estão esperando a sua restituição de valores cobrados em excesso no imposto de renda.
Confira aqui todas as datas de pagamento de sua restituição. Veja abaixo o Calendário Restituição IR 2019.
Restituição IRPF
Sendo um dos únicos momentos em que o governo devolve valores de forma direta para o contribuinte, este calendário se torna uma informação de grande utilidade para que você possa se organizar em relação à como investir esses valores.
Vamos explicar de forma mais detalhada como funciona o calendário restituição IR 2019, quais são as vantagens e preferências que ele oferece de acordo com a lei e como você pode se manter atento aos prazos dele.
Como funciona o calendário restituição IR 2019 e porque é importante verificar as datas?
O calendário restituição IR 2019 é uma forma de se referir à tabela de restituição do IR, ou seja, ambas as expressões são, basicamente, a mesma coisa.
Esse calendário ou tabela possui as datas de envio dos lotes da receita federal para os bancos, que não é a mesma operação do recebimento dos lotes e o depósito na conta dos correntistas.
Sendo assim, é importante entender que o calendário restituição IR 2019 é, na verdade, uma aproximação de quando você terá acesso a esses valores.
O prazo de liberação desses lotes nas contas dos correntistas varia de banco para banco, e vale um questionamento com o seu gerente sobre a questão.
Calendário restituição IR 2019
O calendário em si funciona por lotes. O primeiro lote é um lote especial, que restitui os valores de imposto de renda de todas as pessoas que tem prioridade garantida por lei, como idosos e pessoas com doenças muito graves.
No total são 7 lotes, o primeiro começa a ser pago em junho e o ultimo em dezembro.
Depois do primeiro lote, o calendário restituição IR 2018 assume uma ordem relacionada com a entrega da declaração do imposto de renda, por isso mesmo recomendamos que você faça e entregue a sua declaração do imposto de renda o quanto antes, para acelerar o processo de restituição.
Confira as datas de pagamento da Restituição IR 2019
- 1º lote: 17 de junho
- 2º lote: 15 de julho
- 3º lote: 15 de agosto
- 4º lote: 16 de setembro
- 5º lote: 15 de outubro
- 6º lote: 18 de novembro
- 7º lote: 16 de dezembro
Idosos com mais de 60 anos, portadores de deficiência física, mental ou doença grave e contribuintes que enviam a declaração no início do prazo têm prioridade de pagamento nos primeiros lotes.
Restituição x Taxa Selic
Um detalhe que muitas pessoas deixam de se lembrar é que os valores são restituídos com acréscimo da Taxa Selic + 1%. Ou seja, mesmo que você receba seus valores mais tarde, você vai receber um pequeno percentual a mais do que foi pago a mais no seu imposto de renda.
Como consultar o calendário restituição IR 2019 e ter certeza da sua restituição?
As informações mais específicas sobre as suas restituições do imposto de renda podem ser conseguidas diretamente no site da Receita Federal.
Além de consultar o calendário em si, você pode confirmar o status do seu envio e ainda verificar outras informações relacionadas, como a conta onde a restituição deve ser depositada.
Consultar pelo aplicativo
Outra forma mais eficiente ainda de se manter atualizado sobre o envio da sua restituição do imposto de renda para o seu banco é por meio do app Pessoa física, que te mandará uma mensagem sobre o envio por meio do celular.
Consultar pelo E-cac
Outras informações podem ser conseguidas pelo atendimento virtual da Receita (E-CAC), que você pode ter usado para enviar a sua declaração, se o fez pela internet.
Conclusão
Lembrando que a data de envio e o depósito na sua conta, além de não ser mais responsabilidade da Receita Federal, também marca o encerramento dos acréscimos que seus valores vão ter.