Como consultar restituição pelo E-CAC?

Que o E-CAC (atendimento virtual da Receita federal) facilitou muito a vida em diversos momentos já não é uma novidade. Por meio dele você tem acesso a uma infinidade de servidos relacionado à receita. Você sabia, porém, que é possível consultar restituição pelo E-CAC?

Veja também:

Como essa é uma informação extremamente eficiente e que facilita muito a vida das pessoas que fizeram suas declarações do imposto de renda por meio dessa ferramenta, amos ensinar com um passo a passo fácil e eficiente como consultar restituição pelo E-CAC, mas antes vamos explicar alguns detalhes do processo e como esses atendimentos põem ser fácies e eficientes para todos os envolvidos.

O que é o E-CAC e como ele pode te ajudar na declaração do IR?

O E-CAC é o atendimento virtual da receita federal, que com isso ganhou muito mais praticidade e permite que muitos dos serviços, que antes exigiam atendimento pessoa demoravam dias para serem resolvidos possam ser requeridos de casa, além de ajudar os atendentes e peritos da receita em relação a uma série de questões.

Com isso, o imposto de renda se tornou um dos serviços principais do E-CAC, sendo que o envio desse tipo de serviço por meio da internet ajuda muito a agilizar tanto as declarações quanto as confirmações da receita, agilizando também a parte das restituições.

Consultar restituição pelo E-CAC

Por isso mesmo é possível consultar restituição pelo E-CAC, com muita facilidade e praticidade, seguindo estes passos simples:

  • Acesse o link do E-cac http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual
  • Gere o seu acesso ao Portal E-CAC, caso não o tenha ainda. O processo é todo feito online e o número é liberado imediatamente.
  • Entre no E-CAC e faça login com as informações que você acabou de gerar.
  • Depois disto acesse a parte específica para o imposto de renda (caso você fala uso do E-CAC para outras atividades, como os leilões da receita Federal).
  • Procure pelo botão Restituição e compensação
  • Acessando esse botão, verifique o ano vigente e cheque o Status.

O que fazer se não existirem dados ainda?

Ainda no E-CAC você pode verificar outras informações indispensáveis sobre o seu imposto de renda. Pode ser que ainda não seja possível consultar restituição pelo E-CAC porque a sua declaração ainda está em análise ou simplesmente porque você caiu na “malha fina” da receita por suspeita de fraude.

consultar restituição pelo E-CAC

Se você estiver em qualquer caso no qual você tenha dúvidas do que está realmente acontecendo, o ideal é procurar o SAC da Receita Federal para verificar qual é exatamente o problema ou se houve algum problema com a documentação apresentada durante a sua declaração do IR.

É importante ficar atento a esses detalhes, já que muitas vezes a Receita Federal só entra em contato quando a suspeita de fraude se torna maior. Se você procurá-los o quanto antes, inclusive dentro do prazo de declaração do imposto, você pode enviar uma declaração reparadora e evitar uma série de problemas para você.

Quais outras informações você deve estar atento?

A tabela de restituição do Ir também é uma excelente ferramenta para saber quando você deve começar a se preocupar com a sua declaração ou ainda com a sua restituição do imposto de renda.

De uma forma ou de outra, esse tutorial que demos para consultar restituição pelo E-CAC leva a um menu com diversas outras informações, então não tenha medo de usá-las!

Como consultar restituição pelo E-CAC?
2 (40%) 1 vote[s]

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .