Como funciona restituição imposto de renda? Saiba mais sobre

Quando se fala na declaração de imposto de renda, a maioria das pessoas se pergunta: como funciona restituição imposto de renda? Isso porque a ideia de um imposto que é ressarcido ao contribuinte de forma direta é um tanto estranha na mente daqueles que estão pagando o imposto dela primeira vez.

Veja também:

Vamos explicar como funciona restituição imposto de renda para todos aqueles que estão inseguros ou que não entenderam exatamente os diferentes tipos de declaração de imposto de renda, que tem profunda relação com a questão da restituição.

Você sabe como funciona o imposto de renda?

O imposto de renda é algo extremamente interessante, por se um imposto que cobra mais daqueles que ganham mais. Isso, porém tem uma série de variantes e questões que fazem com que o cálculo deste imposto seja um pouco mais complicado, ainda mais porque ainda existe a chance de ter parte deste dinheiro de volta.

Muitas pessoas ficam confusas nas primeiras vezes que declaram o imposto de renda porque não têm o hábito, então não se prepararam para tal. Existem documentações que você pode organizando durante o ano que fazem com que esse processo se torne muito mais fácil.

Além disso, como existem duas formas específicas de declaração de imposto de renda, você pode analisar quais delas trazem mais vantagens para você. Apesar de apenas uma delas trazer restituição do imposto de renda, a outra pode dar um desconto extremamente interessante. Saiba mais sobre isso neste artigo específico sobre o assunto.

Como funciona restituição imposto de renda?

Saber como funciona restituição do imposto de renda tem profunda relação sobre saber quais são as despesas dedutíveis e quanto se pode ter de retorno de valores em relação ao pagamento do imposto (saiba mais sobre deduções aqui).

Com essa informação, fica relativamente simples saber exatamente quando você pode receber de restituição.

Com essa situação em mente, vale à pena comparar se o que você receberia de restituição é mais ou menos do que 20% do total de imposto de renda a ser pago. Se for menos, a restituição é menos interessante do que o desconto dado para as declarações de imposto de renda simplificada, o que elimina a necessidade das comprovações.

Caso você tenha percebido que a sua restituição pode ser superior e você declarou seu imposto de renda de forma integral, agora falta saber como e quando você recebe sua restituição.

A restituição, antes de ser paga, precisa ser validada. Isso significa que a sua declaração de imposto de renda será avaliada. O processo de avaliação da sua declaração pode ser acompanhado pelo extrato Imposto de renda (saiba mais sobre ele aqui).

Caso a sua declaração seja aprovada e comprovadamente existem valores a serem restituídos, é importante saber que esses valores são pagos em lotes, liberados pela receita Federal aos bancos mensalmente, de Julho à Dezembro.

O primeiro dos lotes, porém, é especial. Assim é como funciona restituição imposto de renda, com o primeiro lote sendo reservado por lei para pessoas que tem uma necessidade mais urgente de receber suas restituições como idosos e pessoas muitos doentes ou com necessidades especiais.

Ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo e responderemos para você!

No Responses to “Como funciona restituição imposto de renda? Saiba mais sobre”

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .