Como Retificar declaração IRPF online? Saiba todas as possibilidades de retificação

Retificar declaração IRPF online é um procedimento relativamente simples, feito para quando existem problemas com a declaração original. Sejam esses problemas de ordem documental ou algum outro problema relacionado, é necessário corrigir a declaração para o imposto cobrado seja adequado.

Veja mais:

Vamos falar mais dos procedimentos para retificar declaração 2018 online e offline, quais são as vantagens e problemas que você pode ter com cada tipo de procedimento e quais são as formas de evitar uma retificação recomendadas.

Quando é necessário retificar declaração IRPF online?

As declarações de imposto de renda costumam receber tratativa e forma bem rápida assim que chegam à Receita Federal. Isso significa que por meio do extrato IRPF (saiba mais sobre esse extrato aqui), você saberá quando a sua declaração precisa ser retificada.

A retificação do imposto de renda é basicamente complementar detalhes que acabam sido enviados incorretamente na declaração original. Os dados mais comuns de serem errados são as combinações de números, e como existem diversas combinações de números, desde documentos, valores e contas bancárias.

Qualquer alteração em uma dessas sequências pode gerar um erro massivo na sua declaração de imposto de renda e será necessário retificá-lo.

Essas retificações podem ser feitas de várias formas, mas o mais recomendável é retificar declaração IRPF 2018 online, por ser mais prático e mais eficiente, possibilitando inclusive que a sua declaração seja tratada como se nunca tivesse sido retificada (embora ela ocupe o lugar na fila da restituição da retificação e não da declaração original).

retificar declaração IRPF online

Estas são as principais informações que acabam precisando de retificação. Um detalhe importante é que você não pode retificar a sua declaração trocando o tipo de tributação escolhida depois do prazo de entrega da declaração (simplificada com 20% ou completa com descontos das despesas dedutíveis. Fica valendo a que foi entregue dentro do prazo)

Quais são os procedimentos para retificar declaração IRPF online?

Existem duas formas principais de fazer a sua retificação IRPF online, sendo a primeira por meio do atendimento virtual da Receita Federal (E-CAC) e o outro é por meio do envio da declaração retificadora por meio do programa de envio da declaração de imposto de renda.

Vamos explicá-las separadamente

Envio por meio do E-CAC: o envio por meio do E-CAC deve ser feito por meio do formulário dentro do ambiente virtual, sendo que esse envio deve ser preferencialmente feito dentro do prazo de entrega da declaração e usando esse caminho dentro do quadro:

  1. Acesse Portal o E-CAC com Certificado Digital ou Código de Acesso
  2. Clique em “Extrato da DIRPF”
  3. Na coluna “Serviços”, clique no ícone “Retificação”

Envio por meio do programa de declaração: nesse caso, é possível reenviar uma declaração totalmente nova (quando dentro do prazo de entrega da declaração do ano) ou ainda apenas a retificação de alguns dos dados incorretos. Basta procurar o envio de declaração retificadora dentro do programa.

É, mesmo que não seja o ideal ainda retificar declaração IRPF 2018 por meio de formulário físico ou ainda por meio de pen drive, a ser entregue em qualquer agência da receita Federal.

Avalie este post!
No Responses to “Como Retificar declaração IRPF online? Saiba todas as possibilidades de retificação”

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .