Como tirar extrato declaração IRPF 2018?

Uma das questões mais interessantes sobre o extrato declaração IRPF 2018 é que, além da grande maioria das pessoas não saber como fazê-lo, algumas ainda não sabem nem as vantagens de acompanhar de mais de perto a sua declaração em seus trâmites.

Veja também:

Como essa é uma pergunta comum e muitas pessoas acabam ficando em dúvida sobre como fazer e quais as vantagens de tirar extrato declaração IRPF 2018, além de outros detalhes que vão fazer com que você tenha mais controle do destino da sua declaração de imposto de renda.

O que é o extrato declaração IRPF 2018 e porque ele é importante?

O Imposto de renda é um imposto mais complexo, o que faz dele um desafio para a maioria das pessoas que estão declarando pela primeira vez. Além disso, Como existem diversas possibilidades de status quando você faz a sua declaração no extrato, a dúvida permanece.

O extrato declaração IRPF 2018 é importante por que:

  • Dá uma dimensão mais clara de todo o processo que a sua declaração faz dentro do sistema.
  • Dá a chance de corrigir problemas cadastrais da declaração antes de eles se tornarem um problema de verdade, enviando você para a malha fina sem motivo.
  • Dá uma previsão de quando você pode receber a sua restituição do imposto de renda.

Com todas essas vantagens, é altamente recomendável que você aprenda a tirar este tipo de extrato com frequência, especialmente logo depois de fazer a sua declaração de imposto de renda.

Como tirar extrato declaração IRPF 2018 e quais são os status que ele pode apresentar?

O extrato em si é extremamente simples de se fazer, bastando que você faça esses procedimentos:

  • Acesse o E-CAC
  • Busque o extrato dentre os serviços disponíveis
  • Verifique o Status da sua declaração atual.
  • Caso esteja pagando seu imposto de renda em parcelas, é por este caminho que você vai imprimir a DARF, verificar o pagamento das parcelas e mudar os dados bancários no caso de débito em conta.
  • Outro serviço que está acessível por meio deste extrato é a requisição da restituição do imposto de renda.

extrato declaração IRPF 2018

Quais são os status mais comuns do extrato IRPF 2018?

Os status mais comuns da sua declaração no Extrato IRPF 2018 serão apresentados agora, juntamente com as ações necessárias em cada um deles:

  • Em processamento: basicamente quer dizer que a sua declaração foi recebida, mas não totalmente processada.
  • Em fila de restituição: significa que ela já foi totalmente processada e aprovada, com direito à restituição de imposto de renda. Nesse caso não é necessário fazer nada, a não ser que você tenha pendência com a Receita ou com a Fazenda.
  • Processada: a declaração processada é o Status mais enganoso do extrato declaração IRPF 2018, já que muitos acreditam que essa declaração já foi aprovada, mas ela ainda pode ser enviada à malha fina pro um ofício manual, caso algum técnico desconfie de algo.
  • Com pendências: este é o status que te pede para que você procure a parte de pendências Dio E-CAC para evitar que a sua declaração caia na malha fina.
  • Em análise: Este é o status para quando a declaração já foi retificada e está aguardando documentação adicional pedida ao contribuinte ou os documentos estão sendo analisados.
  • Retificada: quando uma declaração é totalmente substituída pela retificadora.
  • Cancelada: Quando uma declaração tem tantos problemas que é melhor enviar outra, desde o começo, a declaração anterior é cancelada.
  • Tratamento manual: no caso de declarações problemáticas ou com documentação específica. Este tipo de declaração sempre é tratada como exceção e será enviada comunicação da receita Federal.

Com essas informações, você terá muito mais certeza e controle da sua declaração na receita.

Como tirar extrato declaração IRPF 2018?
3 (60%) 1 vote

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .