A consulta restituição imposto de renda é um dos momentos mais aguardados pelas pessoas que fazem o pagamento deste imposto, já que é único imposto que devolve diretamente todos os valores indevidos pagos no recolhimento.
Veja também:
Dessa forma, é normal que muitos fiquem ansiosos e façam planos para o investimento destes valores, além de considerar a consulta algo complexo e que precisa ser feito apenas pessoalmente.
Felizmente os processos da Receita Federal foram modernizados enormemente nos últimos anos, o que fez com que os processos se tornassem muito mais fáceis e rápidos, e obviamente isso se refletiu na consulta restituição imposto de renda.
Entenda aqui o que pode ser feito para ter uma previsão mais clara de quando a sua restituição estará disponível ao banco e quais são os processos em relação nesse caso.
Entendendo os lotes de restituição para facilitar a consulta restituição imposto de renda
Antes de se preocupar com a data exata na qual você terá acesso aos valores, é importante entender como funciona a restituição do Imposto de renda como um todo.
Estas restituições são feitas em lotes, que são liberadas entre Junho e Dezembro, mantendo sempre uma configuração parecida. Acontece que o primeiro lote é, por lei reservado para os pagamentos das pessoas que devem receber esses valores primeiro, como idosos e pessoas extremamente doentes.
Se você acredita que passou a fazer parte deste grupo no ano de exercício em questão, informe a Receita Federal no momento da sua declaração do Imposto de renda.
Depois deste primeiro lote, os lotes são todos direcionados aos bancos, sendo que a ordem de liberação das restituições é relacionada à ordem de entrega da sua declaração de imposto de renda.
Por isso é importante entregar a declaração o quanto antes, pois assim você pode fazer a consulta restituição imposto de renda e ter a grata surpresa de já ter a sua restituição no segundo lote.
Como fazer a consulta restituição imposto de renda?
É importante que você faça a consulta restituição Imposto de renda ao menos mensalmente, depois a data da liberação do lote do mês, para ter certeza que a sua restituição foi enviada para o seu banco.
Você pode fazer a consulta restituição imposto de renda manualmente por meio desse link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp).
Outra possibilidade que você pode usar é o App pessoa física, que é um aplicativo que oferece todas as informações do site, mas de forma muito mais simples e rápida, e ele ainda conta com um aviso personalizado.
Se depois da primeira consulta restituição imposto de renda você ainda não obteve a informação que desejava, basta marcar no app que você deseja receber um aviso quando a sua restituição for liberada para o banco.
Assim que a consulta restituição Imposto de renda der positivo, eu já posso sacar?
Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando falamos de restituição do imposto de renda. A consulta restituição imposto de renda cobre o envio apenas do dinheiro da Receita Federal até o banco no qual você tem conta (a conta que você colocou na sua declaração de imposto de renda).
Do envio dos valores da Receita para o banco e o depósito na sua conta em específico pode existir um intervalo de tempo, que os bancos afirmam estar relacionado com a alta quantidade de depósitos feitos ao mesmo tempo quando falamos de restituição de imposto de renda.
Destes casos, antes de entrar em contato com a Receita Federal, converse com o seu gerente e verifique se os trâmites bancários são o motivo do atraso do depósito.