Consultar Malha Fina 2018: saiba como fazer

A malha fina é o apelido para a retenção de declarações do imposto de renda que apresentam problemas de documentação ou de comprovação de despesas dedutíveis. É um dos maiores medos das pessoas nas primeiras declarações e por isso mesmo dicas de como consultar Malha fina 2018 são especialmente desejadas para os mais inseguros.

Veja também:

Vamos dar estas dicas, explicando como consultar malha fina 2018, quais são as formas mais comuns de se cair na malha fina e quais são as soluções mais comuns para os diversos tipos de problemas que podem acontecer.

O que é a malha fina e como ela funciona?

A malha fina é a consulta preliminar feita pelos técnicos da receita federal nas declarações enviadas pelas pessoas físicas.  Essa consulta confirma os dados enviados com diversas outras fontes (bancos, empresas, hospitais e similares) com a intenção de confirmar os detalhes de tudo que foi afirmado na declaração do imposto de renda.

Sempre que existe algum tipo de você parar na malha fina por falta de atenção, alguma documentação que tenha aparência suspeita ou ainda por simples equívoco do perito a receita.

A malha fina não significa que você será imediatamente processado ou autuado pó r fraude na Receita Federal, mas que a sua declaração foi retida do processo principal e está sob análise mais completa.

Quando a declaração é parada na malha fina, existem formas de saber o que está causando a dificuldade e para isso você precisa saber como usar a consulta malha fina 2018.

Como fazer a consulta malha fina 2018 e quais são os procedimentos para cada tipo de problema?

Como dissemos acima, existem diversos tipos de problemas que as pessoas podem ter para ficarem com a declaração presa na malha fina.  Felizmente, as formas de consulta desse tipo de problema são relativamente simples de serem feitas.

consultar malha fina 2018

Passo a passo para consultar malha fina 2018

  • Acesse o E-CAC: acessar o ambiente virtual de atendimento da receita Federal é o primeiro passo para esta consulta.
  • Entre na parte de pendências: depois de fazer esse acesso, a parte de pendências é onde está descrito o que aconteceu para a sua declaração de imposto de renda ter sido retida na malha fina.
  • Fique tranquilo e compreenda o erro: não é interessante se desesperar caso a sua declaração tenha ficado retida na malha fina. Muitas vezes pode ter sido uma simples desatenção em alguma numeração de documento, ou alguma despesa dedutível que pode ter sido mal compreendida. Cheque quais são as possibilidades de atuação mais adiante.

O que fazer caso sua declaração entrar na malha fina?

Estas são as opções de ação para as declarações de imposto de renda retidas na malha fina mais comuns:

  • A declaração retida tem informações incorretas: este é o caso mais comum e fácil de ser resolvido quando você consultar malha fina 2018. Neste caso, se ainda estiver dentro do período de declaração (por isso recomendamos não declarar seu imposto de renda muito próximo do fim do prazo) basta enviar uma declaração retificadora para resolver este problema.
  • Declaração com os dados corretos, mas ainda retida em malha fina: nestes casos é possível atuar de duas formas diferentes, sendo que a primeira é buscar a antecipação da análise, que só pode ser feita no ano seguinte ao ano corrente. Ou seja, você só poderá fazê-la em 2019. A segunda opção é aguardar a convocação da Receita Federal para prestação de contas.

Conclusão

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre como consultar malha fina 2018, mande-a nos comentários abaixo!  Teremos enorme prazer em te ajudar!

Consultar Malha Fina 2018: saiba como fazer
2 (40%) 2 votes

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .