Restituição do IRPF: saiba todas as formas de consultar

Muitas pessoas, especialmente depois que se acostumam a receber a restituição do IRPF, começam a fazer alguns planejamentos com esse dinheiro, que pode demorar um pouco, mas acaba sempre voltando para as pessoas que se planejam durante o ano e se organizam de forma adequada para a declaração do imposto de renda.

Saiba também:

3 formas para consultar Restituição do IRPF

Dessa forma, é importante saber quando a restituição do IRPF vai ser entregue. Para isso, a receita federal disponibiliza essas informações das mais variadas formas.

Vamos mostrar aqui as 3 formas principais de como ter acesso à consulta da restituição e quais são as informações que você vai precisar para obter uma prévia de quando esses valores estarão disponíveis para você.

Restituição do IRPF

Quais são as formas de consultar restituição do IRPF?

A consulta das restituições pode ser feita por três formas diferentes, todas extremamente simples e fáceis, recomendadas pra públicos e situações diferentes, pois cada uma delas tem as suas características específicas.

Atendimento pessoal:

O atendimento pessoal para a consulta restituição do IRPF é recomendado especialmente para quando você está com muitas dúvidas ou tem medo de que algo está errado. Nesse caso, o ideal é checar nosso pequeno tutorial de como ter um atendimento pessoal realmente eficiente e que vai te ajudar a resolver todas as questões.

Atendimento online via site:

Um atendimento rápido, prático e extremamente simples, perfeito para quem fez a declaração do imposto por meio do E-CAC e já está acostumados com os detalhes desse tipo de situação.

Consultar pelo E-cac

Atendimento online via app:

Este atendimento é o mais recente instituído pela Receita Federal e faz desta consulta ainda mais prática e rápida, com agilidade e dando o resultado exato que você precisa.

Agora que você já conhece as três formas principais de conseguir a sua informação sobre a restituição do IRPF, vamos conhecer os detalhes de cada um deles:

Atendimento pessoal

  • Por meio do link das unidades de atendimento (http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento) você consegue saber onde está a unidade da Receita Federal mais próxima da sua casa.
  • Apesar de existir a possibilidade de alguns atendimentos sem agendamento, o recomendável, até para que você não perca tempo, é fazer o pré-agendamento do seu atendimento neste mesmo link.
  • Compareça com cerca de meia hora de antecedência no endereço da unidade da Receita em questão.
  • Leve todas as suas perguntas sobre a restituição do IRPF, mesmo as mais estranhas que possam parecer! Aproveite e faça todas e já fique mais seguro, especialmente se o caso for uma exceção à regra.

Atendimento online via site

Atendimento online via app

  • Acesse esse link por meio do seu celular (http://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download) ou pelo seu computador (ele irá direcionar o app ao seu celular registrado na sua conta Google, que deve estar logada em ambos os apps).
  • Baixe o Aplicativo IRPF e faça o login seguindo as instruções do app.
  • Com o app, você pode colocar avisos para quando a sua restituição do IRPF foi enviada ao seu banco.

É sempre importante lembrar que, mesmo no caso da Receita enviar os valores para seu banco, alguns bancos demoram mais liberar a restituição, mas neste caso a consulta deve ser feita diretamente na sua agência.

Restituição do IRPF: saiba todas as formas de consultar
Avalie este post!

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .