Imposto de Renda 2018: Passo a passo completo

O imposto de renda 2018 é uma das maiores preocupações das pessoas que costumam ter dificuldade em suas declarações ou ainda para aqueles que estarão declarando pela primeira vez neste ano.

Veja também:

Para que você tenha uma experiência mais tranquila e fácil com a declaração, vamos ensinar, por meio desse pequeno tutorial passo a passo, todos os detalhes que você vai precisar para declarar o imposto de renda 2018.

Saiba se você precisa declarar

A declaração é feita com base nos ganhos que você tem em 2017. Quem recebeu rendimentos no valor de renda tributável de R$ 28.559,70. Já para rendas não tributáveis, isentas ou tributadas na fonte (como benefícios trabalhistas), o valor precisa passar de R$40.000,00 no ano.

É indispensável checar o limite do ano para ter certeza se você não vai precisa declarar ou se está isento.

Imposto de Renda 2018

Sabendo-se declarante, baixe o programa da receita federal e preencha-a

Assim que o programa de declaração do imposto de renda 2018 estiver disponível, baixe-o. Desde o dia 26 de fevereiro o programa está disponível para baixa-lo, mesmo que você vá demorar um pouco para declarar (não recomendável, pois o sistema costuma ficar congestionado nos últimos dias).

Preencha a declaração de imposto de renda com todas as informações possíveis, quanto mais detalhados, melhor. Cuidado com as deduções, pois elas podem dar problema quando passam do limite ou quando, por qualquer motivo, elas parecerem falsas.

Revise a declaração mais de uma vez, especialmente na primeira vez, e envie-a rapidamente, pois se a Receita Detectar algum problema na sua primeira declaração, você terá a chance de mandar uma declaração reparadora para evitar problemas com a malha fina.

Prazo e datas para a declaração do imposto de renda 2018

As pessoas físicas que são obrigadas devem fazer a declaração no prazo que vai de 1° de março a 30 de abril de 2018.

Veja as formas, locais e horários de apresentação:

Formas de Apresentação

Locais e horários de apresentação

computador

A declaração deve ser apresentada pela Internet, por meio da funcionalidade “Entregar Declaração” do PGD IRPF 2018. O serviço é gratuito.

Horário de transmissão: durante todo o dia, exceto no período de 1h às 5h da manhã (horário de Brasília). No último dia, a recepção termina às 23h59mim59s (horário de Brasília).

APP Meu Imposto de Renda A apresentação pode ser feita a partir de dispositivos móveis, tablets e smartphones, mediante a utilização do serviço “Meu Imposto de Renda”, no APP Meu Imposto de Renda.
Portal e-CAC Utilização do serviço “Meu Imposto de Renda”, no Portal e-CAC, acessado com certificado digital.

Saiba qual o tipo de declaração do imposto de renda 2018 você vai fazer

O imposto de renda 2018 tem dois tipos de declaração, e cada um deles é mais interessante para um tipo específico de cidadão:

Se você não tem muitos gastos dedutíveis, o ideal é aproveitar os 20% de desconto da declaração simplificada.

No caso dos dedutíveis serem maiores que 20% do seu imposto, é interessante fazer a declaração completa. Você vai pagar mais imposto, mas parte do dos valores serão devolvidos na restituição do imposto de renda.

Confira o status da sua declaração na receita

Depois da declaração do imposto de renda 2018, verifique o status da declaração por meio do E-CAC (sistema de atendimento virtual da receita) ou pelo próprio site da receita.

Caso ela tenha sido aceita, fiquei tranquilo e aguarde informações sobre algum tipo de restituição. Caso ela tenha sido rejeitada, o sistema te informará e você terá a chance de enviar a declaração reparadora, no caso de ainda estar dentro do prazo de envio.

Caso não esteja, o mais provável é que você acabe na malha fina, o que pode atrasar consideravelmente qualquer restituição que você tenha do seu imposto de renda 2018.

Com a sua declaração aceita e aprovada, fique atento à restituição do imposto de renda 2018.

No caso da sua declaração do Imposto de renda ter sido completa, você pode ter direito a uma série de restituições, baseadas nos seus gastos dedutíveis. Isso permite que você tenha parte dos valores devolvidos a você.

Para confirmar a possibilidade de restituição do imposto de renda 2018, você pode consultar por um dos 3 métodos que recomendamos neste outro post e então aguardar que os valores sejam depositados na sua conta.

Conclusão

Com essas informações, você com certeza vai ter mais tranquilidade para declarar seu imposto de renda 2018. Ficou mais alguma dúvida? Mande para a gente nos comentários e teremos o prazer em te ajudar com tudo que estiver ao nosso alcance!

Imposto de Renda 2018: Passo a passo completo
3.5 (70%) 2 vote[s]

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .