O que é restituir imposto de renda? Aprenda a fazer

Aprender o que é restituir imposto de renda é de suma importância para saber quais são as opções, vantagens e problemas que você pode enfrentar em relação a este imposto, que está cada vez mais atingindo uma quantidade grande de pessoas.

Veja mais:

Se você é uma das pessoas que passou a pagar imposto de renda na edição 2018 e agora precisa entender como fazer e para ter parte deste dinheiro de volta, acompanhe conosco uma série de explicações e dicas sobre o que é restituir imposto de renda e como ter valores devolvidos deste imposto.

Entendendo o que é restituir imposto de renda

O imposto de renda é um tipo de imposto diferenciado, que cobra das pessoas dependendo do total de rendimentos que as pessoas possuem durante o ano.

Como existem situações em que determinados ganhos não são tributados como outros, é indispensável uma série de divisões dentro deste imposto.

Junto com estas divisões sugiram também os gastos dedutíveis, que são basicamente os gastos indispensáveis que a pessoa tem e que, em determinado ponto, deveriam ser supridos por uma política pública.

Com isso, esses valores são deduzidos do que você teria de Agar de imposto de renda e devolvidos para você.

Essa devolução de valores é o que é restituir imposto de renda.

Como a restituição acontece?

A restituição do imposto de renda acontece depois do recolhimento. Ou seja, você paga o imposto e então recebe parte dele de volta.

Para que isso aconteça, é imprescindível que você faça a declaração de imposto de renda completa e prove que você teve durante o ano as chamadas despesas dedutíveis.

Essas despesas dedutíveis, sendo devidamente comprovadas com notas fiscais e similares, são enviadas juntamente com a sua declaração de imposto de renda para a Receita Federal.

Com isso, existe a comprovação destes débitos por meio de informações cruzadas com outras instituições diversas, para confirmar se nenhuma das deduções está irregular ou fraudulenta.

O que é restituir imposto de renda

Com tudo confirmado, as restituições são agrupadas em lotes e, em seu devido tempo, transferidas para os bancos para que eles façam os pagamentos aos seus respectivos correntistas. Isso é o que é o que é restituir imposto de renda.

Sempre é interessante buscar uma restituição do imposto de renda?

Nem sempre as restituições são a melhor opção. Para pessoas com poucas restituições a receber, a receita federal tem uma opção que é a declaração simplificada, que oferece um desconto fixo de 20% sobre o valor total do imposto sem comprovação, o que facilita tanto para o contribuinte quando para a receita.

Essa possibilidade é especialmente interessante em casos mais específicos, como pessoas sem filhos e que tem poucos gastos dedutíveis.

Agora que você já sabe o que é restituir imposto de renda, declarar seu imposto se tornou muito mais simples e rápido, bastando escolher a melhor opção para seu perfil e quantidade de documentos.

Se você teve diversas destas despesas, mas não tem como comprová-las, o ideal é não tentar deduzi-las, pois você acabar na malha fina, o que se torna um problema.

O que é restituir imposto de renda? Aprenda a fazer
2 (40%) 1 vote

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .