Pagamento 1º Lote Restituição IR 2018

Uma das maiores preocupações e questões relacionadas à restituição do imposto de renda é o pagamento 1º lote restituição IR 2018, porque esse primeiro lote é especialmente importante para várias famílias, que precisam desses valores com mais urgência.

Exatamente porque esse lote é prioritário, acaba sendo uma dúvida se você realmente recebe por ele. Exatamente por isso vamos falar com mais detalhes sobre o pagamento 1º lote restituição IR 2018 e seus detalhes, que incluem a forma adequada de fazer sua declaração de imposto de renda.

Por que o pagamento 1º lote restituição IR 2018 é diferenciado?

Muitas pessoas não sabem que todos os lotes de restituição do imposto de renda são iguais, menos o primeiro. Isso ocorre porque existe uma lei que dá preferência para o recebimento da restituição em alguns casos específicos.

Estes casos são:

  • Idosos
  • Pessoas com necessidades especiais sejam mentais ou físicas
  • Pessoas com doenças graves descritas na lei.

Essas pessoas recebem a restituição do imposto de renda no primeiro lote porque, de acordo co o entendimento da lei, esse valor será necessário para a manutenção dos tratamentos de saúde que essas pessoas costumam fazer.

Com isso, o pagamento 1º lote restituição IR 2018 se torna a prioridade número 1 da Receita Federal assim que as restituições começam a ser liberadas.

Data de pagamento 1º lote restituição IR 2018

A data de pagamento do primeiro lote de restituição será dia 15 de junho, conforme cronograma abaixo e destinados as prioridades já citadas acima. Consulte sua restituição par saber se sua declaração foi processada e se sua restituição já não está disponível neste primeiro lote do IR.

Cronograma dos Lotes de Restituição

Lote Data
Remuneração
Selic
Declarações
transmitidas até
15/06/2018 Não informada Prioridades
16/07/2018 Não informada
15/08/2018 Não informada
17/09/2018 Não informada
15/10/2018 Não informada
16/11/2018 Não informada
17/12/2018 Não informada

pagamento 1º lote restituição IR 2018

Como descobrir se você vai receber o pagamento 1º lote restituição IR 2018?

Se você faz parte de um dos 3 grupos citados acima, fez declaração do imposto de renda completa, comprovando todos os pagamentos dedutíveis do imposto e sua declaração foi entregue de forma correta, o mais provável é que você receba o pagamento 1º lote restituição IR 2018.

Consulta Restituição IR

Você pode fazer a consulta da restituição destas 3 formas principais ( veja aqui como fazer a consulta) e já começar a se preparar para receber os valores. Uma questão indispensável nesse caso é entender que a Receita Federal só é responsável pela restituição até ela ser entregue aos bancos.

Depois disso, os bancos são responsáveis pelos valores chegarem às contas de cada um dos seus correntistas, e algumas vezes esse processo pode demorar um pouco.

E se eu não receber a restituição?

Caso você perceba que sua restituição já foi entregue ao banco, mas não foi depositado na sua conta, vá a uma agência do Banco do Brasil. Se o banco informar que existe algum problema, a possibilidade de que exista alguma divergência nos dados bancários passados na declaração do imposto de renda.

Telefones do Banco do Brasil:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Quais os cuidados que você tem de ter se tiver direito ao pagamento 1º lote restituição IR 2018?

Todas as pessoas deveriam ter muita atenção a esse detalhe, mas no caso é especialmente importante que você verifique isso com ainda mais detalhes.

As pessoas que recebem a restituição no primeiro lote costumam ter uma quantidade razoável de despesas médicas. Se for esse o caso, verifique se todas foram lançadas e comprovadas adequadamente na declaração do imposto de renda, já que isso pode fazer toda a diferença na questão da restituição.

Mas além de estar dentro casos específicos para receber nos primeiros lotes, o contribuinte que fizer a declaração o quanto antes, mas chance terá de receber o Pagamento 1º lote restituição IR 2018.

Quanto tempo a restituição fica disponível?

Restituição do IR fica no banco por um ano, caso não faça o saque neste período, só poderá fazer retirar o pagamento fazendo um requerimento na Receita Federal, nos seguintes locais:

Pagamento 1º Lote Restituição IR 2018
Avalie este post!

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .