Quem tem direito restituição Imposto de Renda 2019?

Uma das questões mais interessantes e que acabam gerando dúvidas é quem tem direito restituição imposto de renda 2019. Essa dúvida é especialmente comum em quem está fazendo as suas primeiras declarações e para quem não tem certeza se todas as suas deduções foram aceitas pela receita federal.

Veja também:

Exatamente para compreender como a restituição do Imposto de renda funciona e para explicar quem tem direito restituição imposto de renda 2019 vamos explicar com detalhes como você vai saber se será um dos sortudos.

Como esse tipo de procedimento acaba se tornando uma verdadeira dor de cabeça para muitos, vamos explicar mais detalhadamente sobre como ele funciona e quais são os detalhes que você precisa saber para verificar a sua restituição.

Como funciona e quem tem direito restituição imposto de renda 2019?

A restituição do imposto de renda é uma compensação que a receita federal faz para todas as pessoas que pagam valores superiores aos devido na declaração do imposto de renda. Isso geralmente acontece por dois motivos principais:

  • Trabalhadores que tem o imposto de renda descontado na fonte, mas que não recebe o suficiente para ser taxado pelo imposto de renda.
  • Quando as suas deduções do imposto de renda são aprovadas e então você pagou mais do que deveria.

É importante compreender que como existem duas formas de declaração do imposto de renda, é importante saber quais delas pode ser mais benéfica para você, embora quem tem direito restituição imposto de renda 2018 só o consegue por meio da declaração completa.

Quem tem direito restituição Imposto de Renda 2019

Isso acontece porque a declaração simplificada do imposto de renda já oferece 20% de desconto para quem opta por ela. Esse desconto se deve também à maior facilidade e a falta de necessidade de um trabalho maior dos fiscais da receita federal.

Um detalhe importante, que muitas pessoas deixam de prestar atenção sobre quem tem direito restituição imposto de renda 2018 é que nem sempre as suas deduções são aprovadas integralmente, e isso se deve, especialmente, pela falta de conhecimento do que pode ser deduzido do imposto de renda.

Quais são as deduções possíveis no Imposto de renda?

As deduções do imposto de renda, apesar de ficarem parecidas, podem, muitas vezes, serem corrigidas e expandidas, mas de 2016 para 2017 elas foram congeladas, o que pode ter aumentado a quantidade de pessoas pagando o imposto, já que existe o dissídio dos salários e a correção monetária.

As principais deduções do imposto de renda são:

  • Dependentes: quando você tem filhos, afilhados ou qualquer tipo de dependente da sua renda, essas pessoas passam a oferecer um desconto no seu imposto de renda. Isso acontece, de forma similar, com o valor oferecido como pensão alimentícia no caso de pais separados.
  • Educação: existe uma quantidade de valor que pode ser abatido do imposto de renda quando investido em educação. É algo que precisa ser comprovado e não precisa ser necessariamente para você, qualquer dos dependentes pode ser a pessoa que usufruiu desse benefício.
  • Empregados domésticos: caso você tenha empregados domésticos, o valor gasto com o salário deles pode também ser abatido do imposto de renda, na verdade um valor relativamente reduzido pode ser abatido, ma é uma das mais fáceis a serem comprovadas.
  • Despesas médicas e contribuição para a previdência: No caso de despesas médicas e no caso de contribuições ao INSS, os valores são ilimitados e podem ser debitados em sua totalidade.
  • Doações incentivadas: Para empresários que fazem doações dentro de certos programas do governo, existe uma alíquota do imposto devido que pode ser abatida dessa forma. Procure saber se a doação pode ser abatida informando-se dos programas governamentais.

Agora que você já sabe melhor como as deduções funcionam e quem tem direito restituição imposto de renda 2019, você terá muito mais controle sobre eventuais valores a serem restituídos.

Quem tem direito restituição Imposto de Renda 2019?
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .