Restituição IR Datas de pagamento: conheça os prazos

Uma das maiores verdades sobre a restituição IR é que muitas vezes ficamos impacientes com a demora do depósito destes valores, além da imprecisão de ter certeza em qual lote a restituição virá.

Para resolver essa questão, vamos falar com detalhes das datas de pagamento e prazos da restituição IR, mostrando como você pode consultar, quais são as datas mais comuns e quando e como você pode receber seus valores relacionados.

Como funciona a restituição IR?

A restituição do imposto de renda é, basicamente, a devolução do excesso de valores pagos para o contribuinte, o que acaba acontecendo graças às deduções as quais todos temos direito, isso quando se faz uma declaração de imposto de renda completa.

Esse tipo de cálculo se faz necessário para que o desconto não seja dado de forma incorreta e o recolhimento do imposto não seja prejudicado.

Por outro lado, quando a pessoa acredita que não terá deduções o suficiente ou quando os valores que ela investiu que são dedutíveis no imposto de renda são relativamente pequenos, o ideal é optar pelo desconto da declaração simplificada.

Seguindo essa linha de raciocínio, você deve decidir qual a forma de declaração que vai te fazer economizar mais e então fazê-la. Lembrando que no caso de restituição IR, existem alguns detalhes que as pessoas acabam se esquecendo.

Restituição IR

Detalhes sobre a Restituição IR

  • O pagamento das restituições é feito em agrupamentos que são chamados de lotes.
  • Estes lotes têm uma ordem específica, que será explicada mais adiante
  • Os valores a serem restituídos recebem correção do valor SELIC mensal + 1%. Esse valor para de ser corrigido quando a receita federal envia o lote de restituições em questão aos bancos.
  • Embora esse tempo venha diminuindo com os anos, existe sempre um intervalo de tempo entre a entrega do lote para os bancos e o depósito na conta dos correntistas. Isso costuma ser colocado como culpa da receita, mas é mais culpa do banco ou do próprio contribuinte, que colocou algum dado errado na declaração.

Qual a ordem de entregue da restituição IR e no que isso afeta seu recebimento?

Comentamos mais acima que a restituição IR dos cidadãos é entregue por lotes. Isso acontece para que os bancos não se sobrecarreguem com esses depósitos. Como existe uma série de regulamentos sobre a entrega destas restituições, os lotes seguem a seguinte ordem:

Primeiro lote

No primeiro lote são entregues as restituições preferenciais, que são de pessoas idosas e de pessoas muito doentes, que tem o direto de receber esses valores primeiro. Isso acontece muito porque essas pessoas costumam ter grandes gastos com saúde (esse tipo de gasto é dedutível e que não limite de restituição) e por isso precisam da restituição IR para manterem seus tratamentos.

Segundo lote em diante

Do segundo lote em diante as restituições são entregues na ordem de entrega da declaração. Ou seja, quanto antes você entregar, mais rápido você recebe. Alguns podem argumentar que ficar por último melhora a situação pelos acréscimos, mas é tudo uma questão de organização.

Lembrando sempre que a tabela de restituição IR está disponível no site da receita e existem várias formas de você consultar tanto o status da sua declaração de imposto de renda quanto da restituição (conheça as formas de consulta aqui).

Restituição IR Datas de pagamento: conheça os prazos
1.7 (33.33%) 3 votes

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .