Tabela Imposto de Renda 2018: saiba todos os detalhes

A tabela imposto de renda 2018 é uma das informações mais importantes que as pessoas precisam ter quando vão começar a sua declaração anual. Essa tabela oferece, de forma relativamente precisa, uma previsão do que será cobrado como imposto mediante a sua renda.

Como muitas pessoas não compreendem como a tabela imposto de renda 2018 funciona, vamos mostrar, com detalhes e informações os mais claras possíveis, como usá-la de forma adequada e quais as suas vantagens e desvantagens relacionadas.

Veja também:

O que é a tabela Imposto de Renda 2018 e o que ela tem de diferente?

A tabela Imposto de Renda 2018 é a tabela que apresenta aos contribuintes a faixa de contribuição na qual eles estão. Com o total de renda bruta declarada, o contribuinte sabe qual será a porcentagem em relação a sua renda que ele vai pagar de imposto.

Declaração IR Simplificada ou Completa?

Olhando dessa forma, pode-se parecer que o imposto de renda é algo extremamente simples de ser calculado, e realmente é, se você optar pela declaração simplificada, que no caso vai tratar seu valor principal com um desconto de 20%%.

No caso de uma declaração completa, o valor gerado pela tabela Imposto de renda 2018 será todo cobrado de você, mas a parte que puder ser abatida como gastos dedutíveis são devolvidos no momento da restituição. Vamos explicar essas duas formas de declaração de imposto de renda mais abaixo.

Tabela Imposto de Renda 2018

Uma das particularidades dessa tabela é que ela tem duas versões, sendo uma para trabalhadores que já tem seu imposto de renda descontado na fonte e outra para o pagamento anual deste imposto.

Tabela de ajuste anual

Tabela Imposto de Renda 2018

Tabela Imposto Retido na Fonte

tabela IRRF 2018

Finalmente, é importantíssimo estar atento à flutuação dessa tabela de um ano para o outro, pois com essa flutuação você pode passar a pagar imposto de renda e não se dar conta.

Qual a vantagem de compreender a tabela imposto de renda 2018?

Compreendendo a tabela imposto de renda 2018 você ganha a possibilidade de poder fazer simulações adequadamente sobre qual das duas declarações você deve fazer.

Muitas pessoas não sabem isso, mas quando você tem de declarar o imposto de renda e usar a tabela imposto de renda 2018, você tem duas opções principais:

  • Declaração simplificada: esta é uma declaração mais simples, para pessoas que não tem despesas dedutíveis ou que as tem em pouca quantidade. Caso você tenha menos de 20% do total do seu imposto em gastos dedutíveis durante o ano, recomendamos que você opte por esse declaração.
  • Declaração completa: Se você tem dependentes e despesas dedutíveis, é melhor fazer uma declaração completa. Esse tipo de declaração precisa de mais detalhamento e de comprovação de todas as despesas dedutíveis do ano. Caso você consiga uma quantidade razoável de deduções, pode inclusive conseguir uma restituição considerável.

Compreendendo a tabela Imposto de renda 2018, você com certeza vai conseguir descobrir qual a melhor opção de declaração para você e fazer, perdendo menos tempo com essas situações e ainda conseguindo a sua restituição de forma mais ágil.

Tabela Imposto de Renda 2018: saiba todos os detalhes
1 (20%) 1 vote
No Responses to “Tabela Imposto de Renda 2018: saiba todos os detalhes”

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .