Valor Restituição Imposto de Renda: Saiba mais sobre ele

Conhecer os detalhes do valor restituição imposto de renda é uma grande vantagem para você, que está no processo de descobrir qual tipo de declaração irá fazer. Sendo assim, é extremamente importante que você tenha em mãos todas as informações para fazer a melhor escolha sobre o que será feito.

Vamos falar mais sobre essas questões, sobre como prever, com alguma precisão, de quanto será o valor restituição imposto de renda e quais as outras questões relacionadas ao fato.

Como funciona o valor restituição imposto de renda?

Para explicar o valor restituição imposto de renda, é indispensável entender como funciona o cálculo do seu imposto e de onde é feito o valor para restituição.

Valor Restituição Imposto de Renda

Os valores de imposto de renda são baseados no total dos seus ganhos mensais durante o ano, ou ainda no total anual. Por isso é extremamente importante, especialmente se você têm ganhos irregulares, para que você não acabe achando que está isento quando na verdade não está.

Quando você atinge a renda tributável, tem duas formas principais de se declarar o Imposto de renda:

Declaração completa:

Esta é a declaração que pode gerar valor restituição imposto de renda, pois ela não tem desconto, mas você pode apresentar uma série de gastos dedutíveis, que são calculados e conferidos pela Receita Federal para então devolvê-los a você, por meio da restituição.

Declaração simplificada:

Uma declaração mais simples e eficiente, para quem tem pouco ou nenhum gasto dedutível. Essa declaração não tem restituição, mas tem um desconto de 20% do valor total de imposto para que você também tenha vantagens.

Como você pode perceber, se você tiver gastos dedutíveis que superem 20% do seu valor de imposto de renda, é interessante fazer a declaração completa. Pelo contrário, o ideal é fazer a simplificada.

Como receber o valor restituição imposto de renda?

Se você já preparou e enviou a sua declaração imposto de renda completa e fez os cálculos de o quanto deveria receber de restituição, chega o momento de ficar atento no extrato do imposto de renda ( aprenda como acessá-lo aqui) para saber quando  a sua restituição será enviada ao seu banco.

É importante saber que as restituições são encaminhas aos bancos pela receita Federal no que chamamos de lotes. O primeiro lote é uma exceção, pagando as restituições para pessoas idosas, com doenças graves ou necessidades especiais, direito esse garantido por lei.

Depois disso, as restituições são pagas de acordo com a data da entrega da declaração do imposto de renda. O Valor restituição Imposto de renda é corrigido de acordo com a Taxa SELIC + 1%, sendo que a correção deixa de acontecer quando a Receita entrega os lotes de restituição para os bancos.

Apesar de ser muito mais rápido do que já foi antes, a restituição ainda pode demorar a ser depositada na sua conta porque os bancos recebem milhares de restituições simultaneamente com as atividades diárias em cada lote, então pode ser que exista certa demora.

Conclusão

Com essas informações, você com certeza terá muito mais controle sobre a sua restituição de imposto de renda.

Valor Restituição Imposto de Renda: Saiba mais sobre ele
Avalie este post!
No Responses to “Valor Restituição Imposto de Renda: Saiba mais sobre ele”

Leave a Reply

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia mais .